Curiosidades


Na cultura indígena a espécie Michelia champaca é uma planta importante no uso medicinal. Ela é usada pela população para regular a menstruação, combater infecções da garganta e febres, artrites, reumatismos, como anticoncepcional e como proteção pós-parto. 

Um estudo farmacológico com o extrato da casca da raiz indicou propriedade inseticida potente contra a larva do mosquito Aedes egyptii.


No paisagismo, o gênero Magnolia é muito conhecido como espécie utilizada na arborização e nos jardins, com M. champacaM. grandiflora e M. liliflora, além de Liriodendron tulipifera.



Flor de M. grandiflora
Fonte: 
Dave the Mage



Vídeo disponível no YouTube carregado pelo "Media Space"

Magnolia grandiflora é uma árvore da família Magnoliaceae nativa do sudeste dos Estados Unidos, da costa da Carolina do Norte para a Flórida central e oeste para o leste do Texas e Oklahoma. Atingindo 27m de altura, é uma árvore perene, grande e impressionante, com grandes folhas verde-escuras com até 20 cm de comprimento e 12 cm de largura, e grandes flores brancas perfumadas. Embora seja endêmica nas florestas subtropicais das terras baixas da planície costeira do Golfo e do Atlântico Sul, a M. grandiflora é amplamente cultivada em áreas mais quentes em todo o mundo.

Bibliografia:

M. R. KHAN, M. KIHARA, A. D. OMOLOSO. Fitoterapia 73 (2002) 744.
U. JACOBSSON, V. KUMAR, S. SAMINATHAN. Phytochemistry 39 (4) (1995) 839.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Morfologia das Magnoliaceae

A família das Magnólias

Descrição botânica das Magnólias!